A que vim...

Minha foto
Compartilhando ideias, conquistando ideais... não necessariamente nesta ordem... PS.: Dêem uma olhadinha nos links lá embaixo... e joguem TETRIS, é demais...

sexta-feira, 9 de julho de 2010

LEITURA DE MENTES E EPIDEMIA DE BOCEJOS.

              

             Quem nunca quis ler a mente dos outros? Ou mesmo entender por que quando vemos alguém bocejar, temos um impulso incontrolável para repetir o ato?
                A epidemia de bocejos é com certeza um dos grandes mistérios da humanidade, – ao lado de: “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? – pois bem, decidi me aventurar em desvendar os mistérios deste grande enigma da existência humana, com interesse único de promover o bem estar geral dos meus amigos, afinal, como podemos viver bem, sem saber a resposta para estas questões cruciais?
                A leitura de mentes é – ou era – algo místico, ou de ficção científica que era atribuído a personagens como o Prof. Xavier de X-mens (nome machista! E a Vampira, a Lince Negra etc.?), você já se imaginou podendo ler a mente das pessoas, seria uma capacidade útil, principalmente quando sua esposa – ou namorada – fica olhando pra você e diz “você não vai me dizer nada?”, aí você fica olhando com cara de stand by e ela finalmente sai estressada, situação complicada, não é?
                Pois é, duas boas notícias em único texto – você só encontra aqui no meu blog -, os bocejos contagiosos foram explicados e – o mais incrível – você é capaz de ler mentes. Não é brincadeira não, estas duas coisas – e algumas outras – estão associadas a neurônios especiais chamados neurônios espelho que foram encontrados por cientistas na década de 1990. Os cientistas descobriram que um macaquinho do gênero Rhesus – o mesmo usado para descobrir o fator Rh dos tipos sanguíneos – usava um determinado grupo de neurônios para fazer movimentos como levar comida a boca e, quando viam outro macaco ou um dos pesquisadores realizando estes movimentos, acionavam os mesmos neurônios. Pesquisas mais aprofundadas mostraram que nós humanos possuímos vários grupos de neurônios espelho que se distribuem por áreas frontais de nosso cérebro – como o giro frontal inferior o córtex pré-motor – estes neurônios foram associados a várias modalidades do comportamento humano como: imitação, aprendizado de novas habilidade e leitura da intenção de outros humanos – leitura da mente – foram considerados essenciais para a transmissão de cultura e fundamentais para a diferenciação do Homo sapiens para os outros primatas.
                Apesar da visualização de algum movimento acarretar na ativação em nosso cérebro dos mesmos neurônios que nos fazem realizar este movimento, nem sempre isso significa que vamos por em prática este movimento, não vamos começar a correr atrás de alguém que passa correndo pela gente – ainda bem – mas quando vemos alguém com a expressão de quem comeu algo azedo – como o limão – tendemos a reagir a isto – isto explica porque muitas pessoas não conseguem assoviar quando alguém chupa limão.        
Para saber mais:
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/psicousp/v17n4/v17n4a07.pdf

5 comentários:

  1. Legal professor,
    nunca ninguém tinha me dado uma explicação plausível (ou lógica)sobre os bocejos.
    Obrigado,
    =D

    ResponderExcluir
  2. =)
    Disponha... rsrsrs
    Logo trarei mais coisas...
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. olá novamente professor,
    surgiu uma pergunta que não poderia deixar de indagar: os neurônios espelhos seriam responsáveis pelo sincronismo de movimento em certas espécies? Por exemplo nos gnus ou nas diversas espécies de aves que voam em grupo?
    Desde já muito obrigado...
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Fala, Verley!!!
    É sempre uma honra...
    Pois então, os cientistas já estudaram a presença em outros primatas, mas supõem que eles possam existir também em cães e elefantes.
    Eu suponho - mas é só suposição - que este comportamento "sincronizado" dos grupos de animais que você citou e talvez até de peixes como a sardinha, possam estar relacionados com um sistema rudimentar de neurônios espelho. Mas está aí, uma boa área de pesquisa...
    Grande abraço!!!
    E obrigado mais uma vez pelo seu comentário...

    ResponderExcluir

"Posso não concordar com nada do que diz, mas lutarei até a morte pelo seu direito de dizer"
Valeu pelo Comentário...