A que vim...

Minha foto
Compartilhando ideias, conquistando ideais... não necessariamente nesta ordem... PS.: Dêem uma olhadinha nos links lá embaixo... e joguem TETRIS, é demais...

domingo, 11 de julho de 2010

LESMA CHEGA NA FRENTE



Quem diria que depois de termos passado as nossas vidas ouvindo nossos professores de ciências e biologia afirmando que as plantas fazem fotossíntese e os animais fazem respiração, uma lesma chegaria na frente no grupo dos animais, sendo o primeiro animal fotossintetizante registrado?
Na verdade, é preciso dizer, o conceito muitas vezes transmitido descuidadamente que "as plantas fazem fotossíntese e os animais fazem respiração", é um conceito errado, pois as plantas realizam o processo da fotossíntese e também o da respiração, já os animais apenas respiram, ou apenas respiravam já que a lesminha Elysia chlorotica passou a dominar a "arte" do autotrofismo.
Eu sei, agora você deve estar com aquele sentimento de "minha vida não teve sentido", "tudo que eu acreditava era mentira", mas é assim mesmo, temos que nos acostumar, afinal uma das coisas mais importantes da ciência é não estar cristalizada, é estar pronta para alterar seus conceitos mais importantes, desde que autorizada por fatos recém descobertos.
Tudo bem, é justo querer saber como isto aconteceu. Como esta lesminha alterou uma "verdade absoluta" de tantos anos.
A lesminha em questão (E. chlorotica) passa os primeiros momentos de sua vida alimentando-se assiduamente de uma alga chamada Vaucheria litoranea - até aí normal, até nós comemos algas - mas a questão é que o pequeno molusco consegue conservar os cloroplastos (organela celular responsável pela fotossíntes) inteiros e funcionando dentro de si - taí uma coisa que nós não conseguimos - e estes cloroplastos começam a sintetizar matéria orgânica a partir de gás carbônico e usando energia luminosa.
Mas não é tão simples assim, apenas guardar os cloroplastos não é o suficiente, para fazer a fotossíntese é necessário a presença de um gene denominado psbO, que é encontrado na alga. Durante algum tempo se pensou em como este gene poderia ter sido "roubado" da alga pela lesminha, hoje descobriu-se que a passagem se dá através de vírus que fazem a transmissão de trecho de DNA que contém o psbO.
Com o gene psbO e os cloroplastos tirados da Vaucheria litoranea, a pequena Elysia chlorotica entrou para o GUINES da vida, como o primeiro animal fotossintetizante.
Quem sabe um dia nossa hora do almoço não se resuma a um passeio ao sol.
Até mais!!!
Um grande abraço...