A que vim...

Minha foto
Compartilhando ideias, conquistando ideais... não necessariamente nesta ordem... PS.: Dêem uma olhadinha nos links lá embaixo... e joguem TETRIS, é demais...

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Vai um docinho aí???

Fonte da Imagem:


“Ai, que fome! Não, não quero isso. Tô com fome de alguma coisa doce.”



Quantas vezes já não dissemos ou ouvimos alguém falar algo parecido com isso aí em cima? Pois é. Às vezes temos essa misteriosa fome específica de coisas doces ou de coisas salgadas, afinal se estamos com fome porque não serve qualquer coisa?

Isso deixa de ser um mistério tão intrigante e passa a ser mais uma surpreendente característica da vida, quando lembramos da simples e bela ideia do Titio Darwin. O organismo humano foi desenvolvido a partir de muitas variações, que, ao longo do tempo foram criando diversos seres vivos, variações que foram sendo naturalmente selecionadas, de acordo com os benefícios que elas proporcionavam à vida dos indivíduos que as carregavam. Sendo assim, quando pensamos em uma característica humana como a vontade de comer doces ou salgados, temos na verdade que pensar, para que desenvolvemos a vontade de comer doces ou salgados? Por certo é um mecanismo que auxilia o nosso organismo a se manter equilibrado e saudável, vejamos as explicações abaixo.

Para a vontade de comer doces, temos um neurotransmissor (substância que carrega informação de um neurônio para outra célula) chamado serotonina que nos proporciona a sensação de alegria e bem estar. A serotonina é sintetizada a partir do aminoácido triptofano, presente principalmente nas proteínas do leite, do ovo e da carne, mas também em frutas como a banana. Depende da boa absorção do zinco para sua secreção e da presença da vitamina B6 (que tem a sua disponibilidade diminuída pelo uso de anticoncepcionais) para a sua produção. O triptofano tem sua absorção aumentada, assim como todos os aminoácidos, com a liberação de insulina. Ou seja, quando comemos aqueles docinhos, nosso organismo começa a liberar mais insulina para retirar o excesso de açúcar do sangue e, com isso, acaba aumentando a taxa de produção de serotonina. Pois bem, quando estamos muito tensos, ansiosos, ou mesmo chateados com algo, é mais comum termos vontade de comer um docinho, vale lembrar que eles ajudam sim na hora do vestibular, afinal, qual situação poderia nos deixar mais tenso e ansiosos.

Em relação aos salgados, provavelmente a vontade de ingerir alimentos salgados venha de uma baixa nos eletrólitos (sais minerais) do corpo, ou seja, uma desidratação leve. Sabemos que desidratações mais fortes podem levar o indivíduo a sentir vontade de comer sal puro, então, se estiver com uma vontade enorme de comer um salgadinho, mas não estiver afim de ganhar uns quilinhos a mais, beba um isotônico.

Bom, galera! Chega de explicações... Bateu uma fome!!!

Para Saber mais:
http://www.orion.med.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=102:sne&catid=27:orion2&Itemid=53