A que vim...

Minha foto
Compartilhando ideias, conquistando ideais... não necessariamente nesta ordem... PS.: Dêem uma olhadinha nos links lá embaixo... e joguem TETRIS, é demais...

domingo, 11 de julho de 2010

LESMA CHEGA NA FRENTE



Quem diria que depois de termos passado as nossas vidas ouvindo nossos professores de ciências e biologia afirmando que as plantas fazem fotossíntese e os animais fazem respiração, uma lesma chegaria na frente no grupo dos animais, sendo o primeiro animal fotossintetizante registrado?
Na verdade, é preciso dizer, o conceito muitas vezes transmitido descuidadamente que "as plantas fazem fotossíntese e os animais fazem respiração", é um conceito errado, pois as plantas realizam o processo da fotossíntese e também o da respiração, já os animais apenas respiram, ou apenas respiravam já que a lesminha Elysia chlorotica passou a dominar a "arte" do autotrofismo.
Eu sei, agora você deve estar com aquele sentimento de "minha vida não teve sentido", "tudo que eu acreditava era mentira", mas é assim mesmo, temos que nos acostumar, afinal uma das coisas mais importantes da ciência é não estar cristalizada, é estar pronta para alterar seus conceitos mais importantes, desde que autorizada por fatos recém descobertos.
Tudo bem, é justo querer saber como isto aconteceu. Como esta lesminha alterou uma "verdade absoluta" de tantos anos.
A lesminha em questão (E. chlorotica) passa os primeiros momentos de sua vida alimentando-se assiduamente de uma alga chamada Vaucheria litoranea - até aí normal, até nós comemos algas - mas a questão é que o pequeno molusco consegue conservar os cloroplastos (organela celular responsável pela fotossíntes) inteiros e funcionando dentro de si - taí uma coisa que nós não conseguimos - e estes cloroplastos começam a sintetizar matéria orgânica a partir de gás carbônico e usando energia luminosa.
Mas não é tão simples assim, apenas guardar os cloroplastos não é o suficiente, para fazer a fotossíntese é necessário a presença de um gene denominado psbO, que é encontrado na alga. Durante algum tempo se pensou em como este gene poderia ter sido "roubado" da alga pela lesminha, hoje descobriu-se que a passagem se dá através de vírus que fazem a transmissão de trecho de DNA que contém o psbO.
Com o gene psbO e os cloroplastos tirados da Vaucheria litoranea, a pequena Elysia chlorotica entrou para o GUINES da vida, como o primeiro animal fotossintetizante.
Quem sabe um dia nossa hora do almoço não se resuma a um passeio ao sol.
Até mais!!!
Um grande abraço...

5 comentários:

  1. Muito legal essas novas descobertas da ciência. Poderia no futuro com o avanço dos estudos genéticos o Homem possuir cloroplastos e ser autotrófico?

    Seriamos personagens de Futurama ou Star Wars
    Vlw

    ResponderExcluir
  2. rsrsrrsrs
    Apesar de eu ter feito esta brincadeira no final do texto, acho pouco provável que isto venha a acontecer... a complexidade do organismo humano é muito maior do que a de um gastrópode...
    Mas não dá pra deixar de imaginar que seria bem legal... =)

    ResponderExcluir
  3. Ou bacana a lesminha, e o blog ta muito massa cara gostei bastante, e na questão do homem fazer fotossinteze eu acho que seja possível< futuramente por meio de algum simbiose (só falei isso pq li sobre ler a mente que fala dos x-men). Uma sugestão faz uma aria a onde a galera possa postar sugestões (irônico não, rsrs), tipo sobre um tema especifico, Gostaria que você fala-se sobre a célula construída em laboratório.
    Valeu abraço !

    ResponderExcluir
  4. Valeu Betto!!!
    Obrigado pelo comentário...
    Gostei bastante da ideia da área de sugestões, mas eu não sei como fazê-la... =(
    Se você, que já domina mais o mundo dos blogs, puder me dar uma força... eu ficarei grato...
    Valeu!!!
    Grande Abraço...

    ResponderExcluir
  5. Que linda !!! E que interessante, e um tanto ironico por se tratar de uma lesma a ser o primeiro animal a fazer fotossíntese! Adorei o blog, apaixonate ler coisas sobre biologia e ciência! Parabéns !

    ResponderExcluir

"Posso não concordar com nada do que diz, mas lutarei até a morte pelo seu direito de dizer"
Valeu pelo Comentário...